Espero que o exemplo a seguir nunca aconteça com você. E se acontecer ao menos já tenha lido esse post e realizado o procedimento de Backup de dados no iPhone.
Imagine se seu iPhone parar de funcionar repentinamente e o reparo para que ele volte a ligar se torne um valor inviável a ser executado ou você perder seu iPhone e ficar sem os dados que tinha dentro dele.
Situações como essa são difíceis de lidar, até porque dentro dos nossos smartphones armazenamos muitas informações importantes.
Para que não ficamos sem nossos dados a Apple disponibiliza duas formas de backup, pode ser feito pelo iTunes ou pelo iCloud.
Existem outros softwares de terceiros e outras formas de realizar backup, porém vamos forcar nesse post em falar nos disponíveis pela Apple.
Além das situações que narramos acima se você for trocar de dispositivo, você poderá usar o backup para transferir as informações para um novo dispositivo iOS.
Diferenças entre os dois métodos de backup de dados no iPhone
iCloud
- Armazena os backups no iCloud
- Oferece até 2 TB de armazenamento (os primeiros 5 GB são gratuitos)
- Sempre criptografa os backups
- Permite fazer e usar os backups em qualquer lugar que tenha conexão Wi-Fi
É possível fazer um backup do dispositivo no iCloud usando uma conexão de rede Wi-Fi. Não é necessário conectar o dispositivo ao computador nem mesmo estar em casa para fazer backup com o iCloud.
Os backups do iCloud incluem quase todos os dados e ajustes armazenados no dispositivo. Os backups do iCloud não incluem:
- Os dados que já estão armazenados no iCloud, como os Contatos, Calendários, Notas, Meu Compartilhamento de Fotos e a Fototeca do iCloud
- Dados armazenados em outros serviços em nuvem, como o Gmail e o Exchange
- Ajustes e informações do Apple Pay
- Ajustes do Touch ID
- O conteúdo da biblioteca de músicas do iCloud e da App Store. Caso o conteúdo comprado ainda esteja disponível na iTunes Store, App Store ou iBooks Store, é possível tocar no conteúdo para fazer o download dele novamente.
iTunes
- Armazena os backups no Mac ou PC
- O armazenamento depende do espaço disponível no Mac ou PC
- Oferece backups criptografados (opção desativada por padrão)
- Permite fazer e usar os backups no Mac ou PC
É possível fazer um backup do dispositivo no iTunes usando o Mac ou PC. Sincronizar o dispositivo com o computador não é a mesma coisa que fazer um backup. Um backup do iTunes inclui quase todos os dados e ajustes do dispositivo. Um backup do iTunes não inclui:
- O conteúdo da iTunes Store e App Store ou os downloads de arquivos PDF feitos diretamente para o iBooks. É possível fazer backup desse conteúdo usando a opção Transferir Compras no iTunes.
- Conteúdo sincronizado do iTunes, como arquivos MP3 ou CDs, vídeos, livros e fotos
- Fotos já armazenadas na nuvem, como Meu Compartilhamento de Fotos e Fototeca do iCloud
- Ajustes do Touch ID
- Ajustes e informações do Apple Pay
- Os dados de Chaves, Atividade e Saúde. Para fazer backup desse conteúdo, é necessário usar o backup criptografado no iTunes.
Considerações
Conforme falamos no inicio, a Apple disponibiliza o iCloud e o iTunes para que possamos fazer backup de dados no iPhone, basta escolher a que se enquadra com meu uso e realizar o backup. Para ajudar você também temos duas matérias no blog informando como fazer backup via iCloud e via iTunes.
Aconselhamos sempre nossos clientes a comprar um iPhone com memória intermediária e pagar mensalmente a mensalidade para ter espaço extra no iCloud. Justamente passamos essa coordenada pois muitos clientes tem seus aparelhos danificados por qualquer problema mas não tem backup em nenhum local.
Ativando o backup automático no iCloud você não precisa se preocupar que suas fotos e dados vão estar sempre salvos. A ideia justamente é economizar na compra do iPhone mas pagando iCloud para fazer backup automático e não ter risco de ficar sem os dados guardados.
Fonte: Apple
Escrito por Vanderlei Oliota