Memória cheia no iPhone?

Há alguns anos atrás comprar um iPhone com 32Gb de armazenamento era quase desperdício de dinheiro e memória. Porém nos dias de hoje é comum ver memória cheia no iPhone.

Na minha opinião existiam basicamente 3 fatores principais para que os clientes comprassem, a alguns anos atrás, o dispositivo com espaço máximo disponível para venda:

1- O usuário salva todas as fotos e videos em seu iDevice;
2- Nunca faz backup e nunca apaga histórico de conversas no WhatsApp;
3- Realmente usa toda a memória do dispositivo.

Claro que possa ter outras opções além das citadas acima. Sabemos que na atualidade comprar um dispositivo com armazenamento de 32Gb não é mais suficiente para uso no nosso dia-a-dia sem ter que fazer backup e apagar quase que sempre o histórico de aplicativos, principalmente WhatsApp.

Todos sabemos que o iPhone não aceita um dispositivo de memória externa, como um cartão de memória usado opcionalmente nos dispositivos Android.

Em 2011, no lançamento do iPhone 4s a Apple também colocou no mercado seu serviço de armazenamento em nuvem chamado iCloud, disponibilizando gratuitamente para cada usuário 5Gb de espaço de armazenamento em nuvem, facilitando assim o backup tanto de contatos quanto de fotos e vídeos.

Repetidamente muitos de nossos clientes trazem seus smartphones Apple na qual aparece o aviso de que o armazenamento do dispositivo ou do iCloud está cheio, ação essa que nos motivou a escrever essa matéria aqui no Blog, queremos trazer algumas informações e dicas aos usuários de iPhones.

Quando a memória está cheia podemos fazer backup das imagens e vídeos salvando tudo em um HD externo, sendo assim ficamos seguros por ter uma cópia guardada.

Mas e se eu quero ter acesso a essas fotos no meu dia-a-dia?

O serviço de nuvem da Apple tem uma função chamada de Fototeca do iCloud, ativando ela todas as suas fotos vão automaticamente para o iCloud (dependendo do espaço contratado), mas somente ativando esse serviço não liberará o espaço de armazenamento interno, temos que ativar também a função Otimizar no iPhone.

O serviço de otimização de fotos mantém as fotos no iPhone enquanto há memória disponível, a partir do momento que o usuário começa a usar toda a memória interna, o iOS pega todas as imagens que estão no dispositivo e baixa a resolução, dessa forma você consegue VISUALIZAR as imagens e ao clicar para abrir ele faz o download da imagem na qualidade original que está salva no iCloud. Você não perde a qualidade máxima da imagem e nem a própria imagem, o que o iOS fazer é apenas baixar a resolução da imagem no dispositivo para que sobre mais espaço de armazenamento.

Lembramos que o iCloud disponibiliza 5Gb de armazenamento gratuito e caso o usuário precise aumentar o armazenamento há opções de mensalidades para 50Gb, 200Gb e 1Tb.

 

Ativando Fototeca do iCloud

Para ativar a função Fototeca do iCloud no seu iDevice você vai seguir os seguintes passos:

  • No iPhone, iPad ou iPod touch com o iOS 10.3 ou posterior, acesse Ajustes > [seu nome] > iCloud > Fotos e ative a Fototeca do iCloud. No iOS 10.2 ou anterior, acesse Ajustes > iCloud > Fotos e ative a Fototeca do iCloud.

 

Ativando a função Otimizar no iPhone

Após ativar a fototeca do iCloud você pode ativar a função otimizar no iPhone, para isso você vai seguir os seguintes passos:

  • Toque em Ajustes > [seu nome] > iCloud. Se estiver usando o iOS 10.2 ou anterior, toque em Ajustes > iCloud > Toque em Fotos > Selecione “Otimizar no [dispositivo]”.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão não deixe de nos contactar

 

Escrito por Vanderlei Oliota; Fonte da imagem Google.

Assine nossa newsletter para receber as novidades